Quando foi inventado? Por quem? Onde?
Em primeiro lugar vocês devem esquecer as perguntas acima. Ou melhor, devem saber que não tem só uma resposta pra nenhuma delas.
Então vamos a um resumo:
Por mais que pareça ser algo recente, o computador é uma ideia muito antiga que tem evoluído de modo muito rápido.
Ao escrever isso muitos vão pensar: “Eu sei que é antigo, meu pai já usava”, “Quando eu nasci já existiam os computadores”, etc.
Mais o quanto você acha que realmente as ideias de um computador é antiga?
Historicamente é dito que os primeiros computadores foram desenvolvidos na década de 1940 com o incentivo da 2ª guerra mundial.
Ao levarmos em consideração as máquinas eletromecânicas e até mesmo máquinas mecânicas, nos deparamos com invenções que tem, pelo menos, mesma ideia inicial dos computadores desenvolvidos na década de 1940; calcular.
Naquela época os computadores eram máquina de calcular, é claro que os seus inventores ainda não pensavam em manipular imagens, acessar bancos de dados, reproduzir som, reproduzir vídeo, etc. Ao pensar em máquinas de calcular podemos comparar, até mesmo, o ábaco (500 a.C.) ou sua evolução criada por Blaise Pascal como um primórdio do computador. É claro que existe uma grande diferença pro que conhecemos hoje para poder comparar com o ábaco, mais sem duvidas ele foi de grande importância para a continuidade do desenvolvimento de outras máquinas que seriam antecessores dos primeiros computadores.
Em 1823, Charles Babbage foi contratado pela Royal Astronomical Society of Great Britain para produzir uma máquina calculadora programável. Depois de muito investimento do Governo, o projeto foi descontinuado. Mais Babbage continuou desenvolvendo e melhorando sua máquina de calcular, e criou a “máquina analítica”. Seu projeto final visava uma máquina que pudesse fazer cálculos com até 50 algarismos, mas que não foi concluída, até por ser muito avançada para sua época.
Foi a partir de 1880 com invenção dos dispositivos eletromecânicos que surgiram grandes quantidades de máquinas de somar acionadas por motores elétricos, baseadas na máquina de Pascal.
Em 1889 Hollerith desenvolveu o cartão perfurado para guardar dados e uma máquina tabuladora mecânica, acionada por um motor elétrico, que contava classificava e ordenava informações. Mas foi em 1941 que o alemão Konrad Zuse conclui o Z3 com sistema binário considerado por muitos o primórdio do computador operacional, e também um aperfeiçoamento, chamado Z4, usado pelos alemães durante a 2ª Guerra mundial para auxiliar no projeto de aviões e misseis.
Outro inventor da época foi o americano Howard Aiken, que desenvolveu o Mark I, utilizando os princípios básicos da máquina de Bobbage, mais com um sistema decimal, diferente da máquina de Zuse. Seu computador Mark I foi concluído em meados de 1944, porém, dispositivos eletrônicos já estavam substituindo os eletromecânicos e o computador Mark I foi defasado. Desde então o computador vem sendo aperfeiçoado. Sua capacidade de calcular mais e com maior velocidade. Sim, tudo é pura matemática. O objeto mais usado por eu, por você e pelo mundo é a evolução de uma máquina de calcular.