Pesquisar no blog:

terça-feira, 2 de abril de 2013

SQL - DML, DDL, DCL e TCL

SQL (Structured Query Language) é a uma linguagem utilizada em Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD). E, diferente de linguagens de programação, nos SGBDs sempre usamos a linguagem SQL, tendo pouquíssimas diferenças entre eles.
O SQL pode ser dividido em três categorias diferentes:

DML (Data Manipulation Language)
Linguagem de Manipulação de Dados: o significado do seu acrônimo é auto explicativo. São os comandos usados com as instâncias do banco de dados. Aqui vão alguns exemplos de comandos DML do SQL:

DDL (Data Definition Language)
Linguagem de Definição de Dados: são os comandos usados para definir o esquema (Estrutura) de um bando de dados. Exemplo de comandos DDL do SQL:
DCL (Data Control Language)
Linguagem de Controle de Dados: são comandos que sedem ou retiram privilégios de acesso a dados. Exemplos de comandos DCL do SQL:
  • GRANT
  • REVOKE
TCL (Transaction Controle Language)
Linguagem de Controle de Transações: são usadas para controlar mudanças feitas pelos comandos DML, podendo, por exemplo, voltar as instâncias ao modo que eram antes de um comando DML. Exemplo de comandos TCL do SQL:
  • COMMIT
  • SAVEPOINT
  • ROLLBACK
Instâncias: são os dados de um banco de dados em um determinados momentos (registros). As instâncias são modificadas com frequência.
Esquema: é a estrutura de um banco de dados. Exemplo: qual é a chave primária de uma tabela, quantos atributos uma determinada tabela tem, se é permitido valores nulos em um determinado atributo, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário